0800 771 3442 11 2021-3442
Filtrar por
  • Categoria
  • Marcas
Preço Por

Odontologia

Atualmente, muitos brasileiros desfrutam de uma excelente saúde bucal e preservam a maioria dos seus dentes naturais por toda a vida. Mas não é o caso de todas as pessoas. As cáries ainda são uma doença crônica mais prevalente na infância.

Muitas pessoas acreditam, de maneira equivocada, que só precisam ir ao dentista se estiverem com dor ou quando algo está errado, mas estão perdendo o panorama geral. Em uma consulta odontológica, você será examinado por um médico de saúde bucal capaz de diagnosticar e tratar as condições mais variadas, das mais rotineiras às extremamente complexas.

 

O papel do odontologista

Dentistas são médicos especializados em saúde bucal. Suas responsabilidades são o diagnóstico de doenças bucais, a promoção da saúde bucal, a criação de planos de tratamento para manter ou restaurar a saúde da boca dos seus pacientes.

Além disso, também interpretam raios-x, garantem a administração segura de anestésicos, acompanham o crescimento e o desenvolvimento de dentes e mandíbulas, e realizam cirurgia odontológica nos dentes, ossos e nos tecidos moles da cavidade oral.

As especialidades odontológicas exigem uma supervisão crítica para garantir cuidados bucais seguros e eficazes. Isso porque, procedimentos aparentemente rotineiros, como extração de dente, obturações ou administração de anestésicos, apresentam riscos potenciais de complicações, como infecção, lesão nervosa temporária ou permanente, sangramento prolongado, hematomas e dor.

 

A odontologia é mais que apenas dentes e gengivas

As áreas de atendimento do odontologista incluem não apenas os dentes e as gengivas, mas os músculos e sistema nervoso da cabeça, pescoço e mandíbula, língua, glândulas salivares e outras áreas.

Durante um exame abrangente, os odontologistas examinam os dentes e as gengivas, mas também procuram caroços, inchaços, descolorações, ulcerações, qualquer anormalidade. Quando apropriado, realizam biópsias, testes de diagnóstico de doenças crônicas ou infecciosas, função da glândula salivar e testes de rastreamento de câncer oral.

Além disso, esses especialistas podem detectar os primeiros sinais de alerta na boca que podem indicar doenças em outras partes do corpo. Esta área de atuação também permite que reconheçam situações que justifiquem o encaminhamento de pacientes médicos de outras especialidades.

 

Por que a saúde bucal é importante?

Numerosos estudos científicos recentes indicam associações entre a saúde bucal e uma variedade de condições gerais de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Em resposta, a Organização Mundial da Saúde integrou a saúde bucal em seus esforços de prevenção de doenças crônicas, dado que os riscos estão vinculados.

 

A primeira consulta com o dentista

A primeira visita ao consultório odontológico deve ser feita assim que nasce o primeiro dente de leite. Para um melhor acompanhamento do desenvolvimento da dentição, as consultas devem ser realizadas a cada três meses.

Já as crianças, os adolescentes e os adultos devem ir ao dentista a cada seis meses ou marcar suas consultas conforme recomendação do profissional. As primeiras visitas podem parecer assustadoras, mas nada que uma conversa com seu odontologista não ajude a deixar o clima mais tranquilo.

Nós da Singular Medicamentos Especiais incentivamos as consultas periódicas, pois esses especialistas podem orientá-lo sobre as prevenções, e ainda diagnosticar e tratar doenças bucais em seus estágios iniciais. Esse cuidado com a própria saúde melhora seu bem-estar e garante uma vida longa, saudável e menos dolorosa!