0800 771 3442 11 2021-3442

Infectologia

Infectologia é a ciência e o estudo das doenças causadas por bactérias, vírus, parasitas ou fungos que se multiplicam e causam danos ao organismo. O médico infectologista é responsável por conhecer os tipos de doenças infecciosas, fazer os testes necessários para diagnosticá-las e prescrever o medicamento adequado para tratar a infecção viral, bacteriana, parasitária ou fúngica.

O infectologista desempenha um papel fundamental no combate de doenças virais graves, como AIDS ou hepatite. Este profissional seleciona o medicamento correto ou a combinação de medicamentos necessária para esses pacientes, monitora constantemente o resultado da terapia e ajusta as doses como e quando for preciso.

O que são doenças infecciosas?

As doenças infecciosas são distúrbios causados ??por organismos, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Muitos organismos que vivem no corpo humano são inofensivos ou mesmo úteis. Mas, sob certas condições, alguns podem causar doenças. Estas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, por inseto ou outros animais e através dos alimentos contaminados.

Cada doença tem seus próprios sinais e sintomas específicos. Os mais comuns entre inúmeras doenças causadas por bactérias, vírus, parasitas ou fungos são: febre, diarreia, fadiga, dores musculares e tosse. Infecções leves podem responder bem a repouso e medicamentos caseiros, enquanto outras potencialmente fatais podem necessitar de internação.

Quando procurar infectologista?

É importante a consulta com infectologista se você:

  • recebeu mordida de um animal;
  • está com dificuldade para respirar;
  • está tossindo há mais de uma semana;
  • está com forte dor de cabeça e febre;
  • está com erupção na pele ou inchaço;
  • tiver febre inexplicável ou prolongada;
  • tiver problemas repentinos de visão.

Quais as causas das principais doenças infecciosas?

As doenças infecciosas podem ser causadas por:

  • Bactérias: organismos unicelulares responsáveis ??por infecções na garganta, infecções do trato urinário e tuberculose;
  • Vírus: ainda menores que as bactérias, eles causam uma infinidade de doenças, desde o resfriado comum até a AIDS;
  • Fungos: muitas doenças de pele, como micose e pé de atleta, são causadas por fungos. Outros tipos de fungos podem infectar os pulmões ou sistema nervoso;
  • Parasitas: a malária é causada por uma picada de mosquito infectado. Outros parasitas podem ser transmitidos aos humanos pelas fezes de animais.

Como se contrai uma doença infecciosa?

A maneira mais fácil de se pegar uma doença infecciosa é por meio do contato direto. Mas também é possível contrair várias doenças por meio de contato indireto, por picadas de inseto e alimentos contaminados.

Contato direto

Vírus e bactérias geralmente se propagam de uma pessoa para outra. Isso pode acontecer quando alguém infectado toca, beija, tosse ou espirra em alguém não infectado, bem como também pode se espalhar pela troca de fluidos corporais.

Mordida ou arranhão de um animal infectado, mesmo um pet, pode deixar você doente e, em circunstâncias extremas, pode ser fatal. O manuseio de dejetos animais sem proteção também pode ser perigoso. Você pode ter uma infecção por toxoplasmose ao limpar a caixa sanitária do seu gato.

Inclusive, mulheres grávidas também podem transmitir organismos que causam doenças infecciosas ao feto por meio da placenta ou do leite materno. Germes da vagina também podem ser transmitidos para o bebê durante o parto.

Contato indireto

Os organismos que permanecem vivos em objetos, como mesa, maçaneta e torneiras também causam doenças. Quando você toca em uma maçaneta da qual alguém com gripe ou resfriado manuseou, por exemplo, há grandes chances de pegar os germes deixados pela pessoa infectada. Ou seja, se você tocar seus olhos, boca ou nariz antes de lavar as mãos, poderá se infectar.

Picadas de inseto

Alguns organismos dependem dos insetos para serem transmitidos, como mosquitos, pulgas, piolhos ou carrapatos, conhecidos como vetores. Os mosquitos podem carregar o parasita da malária ou da dengue. Os carrapatos podem carregar a bactéria que causa a febre maculosa.

Contaminação alimentar

Organismos também podem infectar por meio de alimentos e água contaminados. Esta transmissão permite que os germes se espalhem para muitas pessoas por meio de uma única fonte. Infecções por Escherichia coli (E. coli), por exemplo, é uma bactéria presente em certos alimentos, como aquele hambúrguer mal cozido ou suco de frutas não pasteurizado.

Como evitar doenças infecciosas?

Algumas atitudes simples podem diminuir as infecções por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Lavar as mãos antes e após preparar os alimentos ou de usar o banheiro é especialmente importante. E tente não tocar nos olhos, nariz ou com boca com as mãos.

Tomar todas as vacinas também é uma forma de reduzir drasticamente as chances de contrair inúmeras doenças. E quando for viajar para fora do país, converse com seu médico sobre as vacinas que você pode precisar tomar antes de chegar no local. Além disso, pratique sexo seguro e não compartilhe seus itens pessoais, como escova de dentes, pente ou lamina de depilação.

É difícil definir como essas infecções se espalham. Por isso, ser inteligente e vigilante é essencial para melhorar sua qualidade de vida!

Foram encontrados 46 produtos nesta categoria (em 0,015 segundos)
Ordenar por:
Foram encontrados 46 produtos nesta categoria (em 0,015 segundos)
Ordenar por:

Mais procurados

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: